A Cascara Sagrada

A Cascara Sagrada

A Cáscara Sagrada, cujo nome científico é Rhamnus purshiana, é também conhecida como Casca Sagrada, Casca de Chittem e Espinheiro. Ela é uma planta americana, nativa da região do Oregon, nos Estados Unidos. Muito conhecida por sua função depuratória, essa planta é utilizada no mundo inteiro como laxante, sendo famoso seu uso no combate à constipação intestinal, não apenas pela população européia, mas também em outras regiões do mundo.

Entre seus usos fitoterápicos, podemos citar alguns, considerados os principais:

  • constipação crônica
  • discinésia biliar
  • colecistite crônica
  • litíase biliar
  • meteorismo

Sendo muito eficaz na limpeza do cólon, seu uso é garantido pelos milhares de anos de exepriência das populações nativas de seu local de origem.

O que faz da Cáscara Sagrada uma planta muito especial é que ela não deixa o organismo habituado. Você pode utilizá-la uma vez ou outra, de acordo com as suas necessidades, sem que precise ir aumentando a dosagem consumida. Outras informações sobre isso, você encontra na Bula da Cáscara Sagrada.

Cáscara Sagrada

Cáscara Sagrada

Outro ponto muito positivo de seu uso como laxativo é o fato de ela não ter efeitos colaterais comuns em outros fitoterápicos para esse fim, como por exemplo, dores abdominais, cólicas e diarréias.

A Cáscara Sagrada estimula a ação peristática do cólon, favorecendo a produção de secreções digestivas em várias partes do aparelho digestivo, auxiliando na dissolução dos cálculos biliáries.

Tem muita gente que gosta de comparar Cáscara Sagrada e Sene. Contudo, essas são duas plantas muito diferentes, apesar do efeito semelhante. Portanto, o Chá de Sene não deve nunca ser utilizado combinadamente com a Cáscara Sagrada.

CUIDADOS: O uso da Cáscara Sagrada não é recomendado nos casos em que a pessoa já vem sofrendo com dores abdominais, vômitos, obstrução intestinal, apendicite ou doenças que causem a inflamação do cólon, nem em casos de desidratação grave. Crianças menores de 10 anos também devem evitar seu uso.

8 ideias sobre “A Cascara Sagrada

  1. Cláudia

    Olá!
    Gostei muito do seu artigo, bastante informativo.
    Queria saber onde eu consigo mais informações sobre a compatibilidade da Cascara Sagrada com outros emagrecedores?
    Obrigada, tchau!
    Cláudia F.

    1. admin Autor do post

      Olá, Cláudia. Em primeiro lugar, obrigado por sua participação.
      Bom, é importante dizer que a combinação de qualquer remédio, seja alopático ou fitoterápico, exige cuidados, pois existe o fator soma de resultados. Com a Cáscara Sagrada, é a mesma coisa.
      Estamos desenvolvendo artigos especiais para o site, onde abordaremos esse assunto. Já começamos a falar disso nesse aqui, sobre a Cáscara Sagrada e o Chá de Sene. Espero que seja útil.
      Um abraço e boa sorte pra você.

  2. ronaldo

    Bom Dia!

    Quanto ao artigo legal! o que me chamou mais atenção, esta na parte do (CUIDADO), com o uso.
    Logo pela manhã tenho desconforto abdominal, mas logo estou evacuando, e sinto alivio, mas fica o desconforto, e indisposição, na verdade o que mais incomoda e estes sintomas, teriam algum fator adverso em tomar a casca sagrada, comprei em cápsulas, e qual seria quantidade e o horário a ser ingerido.

    Ficarei grato pela informação.

    Abraço
    Ronaldo.

  3. Vanessa

    Olá, tenho em mãos um remédio para emagrecer que em sua composição o Sene e cascara sagrada, qual seria o perigo?

  4. Polyana

    meu nutricionista passou para mim uma formula com cascara sagrada 33mg e sene 33mg, estou tomando e não tenho efeito colateral nenhum, mesmo assim e perigoso o uso dos dois?

  5. Edi

    A associação dos dois é muito perigoso, quando tomei tive diarréia o dia todo e queda de pressão. Talvez porque eu já tenho a pressão baixa, mas meu maior problema é a constipação crônica, o que me causa muita enxaqueca e dores abdominais. Com a utilização somente da cáscara sagrada fiquei um pouco melhor e mais aliviada. Vou continuar tomando o chá em dias alternados.

Os comentários estão fechados.